Você já conhece a Calculadora do cidadão? Se você precisa de ajuda com suas finanças, o Banco Central oferece um aplicativo gratuito onde você pode calcular sozinho e obter na hora os valores para diferentes situações.

Por exemplo, Financiamentos, Aplicações, Juros de cartão de crédito e correções de valores investidos.

Publicidade - OTZAds

O aplicativo Calculadora do Cidadão permite, por exemplo, que antes de financiar alguma coisa, você realize os cálculos e veja os juros que irá pagar neste financiamento.

Ou sabendo o valor da parcela e a taxa de juros, saber quanto será o valor final deste financiamento.

Publicidade - OTZAds

E para isso, você precisa preencher os valores e a calculadora irá realizar todos os cálculos. As simulações de cálculos de serviços financeiros são efetuados com base nas informações que você colocar.

O que você pode fazer com o aplicativo Calculadora do Cidadão:

  • Aplicação com depósitos regulares: Você pode calcular uma aplicação financeira – que é efetuar todo mês um depósito de mesmo valor por um tempo determinado por você, onde com o tempo, ele irá gerar um retorno financeiro maior que o investido no início, por causa do lucro dos juros.

    Neste calculo você pode simular de aplicações mensais sempre no mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, e saber quanto irá obter no final do tempo desejado;
  • Financiamento com prestações fixas: Neste local, você pode calcular qual será o valor de um financiamento onde as parcelas serão sempre iguais e saber quanto serão os juros o que irá pagar. A ferramenta irá mostrar a taxa de juros e em quanto tempo você quita este financiamento. 
  • Valor futuro de um capital: Aqui você simula o depósito de um valor e consegue saber quanto irá lucrar sobre este valor que foi depositado, considerando a taxa de juros e o tempo, assim você consegue saber o valor ao fim do número de meses calculados;
  • Correção de valores: Atualize o calculo de uma quantia, usando a remuneração da poupança, o índice de inflação, a taxa Selic entre outras possibilidades;
  • Cartão de Crédito: Neste calculo você consegue comparar o custo de pagar somente parte da fatura do cartão de crédito com outros tipos de créditos. E também a taxa de juros para a fatura quando não é possível pagar o valor total da fatura atual.

Como fazer os cálculos

A Calculadora do Cidadão te fornece 4 campos a serem preenchidos, sendo eles:

Publicidade - OTZAds
  • O valor financiado ou o valor ganho ao final
  • A taxa de juros 
  • O tempo do financiamento ou da aplicação
  • O valor das parcelas ou o valor aplicado mensalmente

E para saber o resultado desejado, você irá preencher os 3 campos que possui os dados e no campo que está em branco, terá o resultado que precisa saber, por exemplo:

Se você deseja financiar R$ 1000,00 (mil reais), a taxa de juros é de 15% para este financiamento e deseja pagar em 36 meses, você obterá então como resultado o valor das parcelas a serem pagas mensalmente por você.

Publicidade - OTZAds

Porém, se deseja saber qual o juros que está pagando, preencha os dados do valor financiado, o tempo e o valor das parcelas, e a ferramenta irá mostrar qual o juros sobre o valor que financiou.

Onde encontrar a Calculadora do Cidadão

Você pode fazer este cálculo de forma gratuita no site do Banco Central ou pelo aplicativo, que também é gratuito e está disponível para AndroidiOS e Windows Phone.

Veja também:

Cartão SUS Digital: Como obter e como usar

Implante dentário pelo SUS – Programa Brasil Sorridente