Publicidade

Uma ótima notícia para os trabalhadores: o Saque Emergencial do FGTS já está disponível e já beneficiou milhões de brasileiros.

O valor disponível para o saque é de até R$ 1.000,00 (mil reais), e vai ser pago na conta da poupança social digital.

O Saque Emergencial desse ano teve início em 20 de abril para os nascidos em janeiro.

Publicidade

Além disso, até o dia de hoje (19), já foram liberados os saques para trabalhadores que nasceram entre janeiro e junho.

Segundo informa a Caixa Econômica Federal, cerca de 42 milhões de trabalhadores têm direito ao Saque Emergencial do FGTS, em contas ativas ou inativas.

A medida promete aquecer o mercado financeiro, além de ajudar e muito os milhões de trabalhadores beneficiados pelo Saque Emergencial do FGTS.

De acordo com o calendário do Saque Emergencial do FGTS, até 15 de junho, o saque vai estar disponível para todos que têm saldo a receber.

O que é o Saque Emergencial do FGTS?

É o crédito de até mil reais que vai ser pago na conta poupança social digital do trabalhador que tem saldo de FGTS ativo ou inativo.

Publicidade

Mas também é conhecido como Saque Extraordinário do FGTS, o Saque Emergencial do FGTS está disponível desde o dia 20 de abril.

Para recebê-lo, basta ter saldo de FGTS, tanto de contas inativas (empregos anteriores), quanto em contas ativas (emprego atual).

Vale lembrar que a capacidade máxima disponível para o Saque Emergencial do FGTS é de mil reais.

Cesta básica – como conseguir

NOVIDADES

Contudo, caso o trabalhador tenha um saldo superior, ele só poderá fazer o saque de até mil reais, o restante permanece em sua conta FGTS.

Se o trabalhador tem saldo menor que mil reais, ele poderá solicitar o saque da quantia disponível na conta.

Nos casos em que o trabalhador possui mais de uma conta com saldo de FGTS, deverá realizar o saque da conta mais antiga.

O limite por trabalhador é de um único saque. Mesmo que ele tenha mais contas com saldo de FGTS, só pode fazer um saque.

Publicidade

A data limite para fazer a movimentação desse dinheiro é até o dia 15 de dezembro deste ano.

Mas caso não haja interesse do trabalhador em fazer o saque, após o dia 15 de dezembro, o dinheiro vai voltar na sua conta do FGTS.

Como sacar ou consultar o saldo disponível do Saque Emergencial do FGTS?

Caso seja em conta ativa (do emprego atual), ou em conta inativa (de empregos anteriores), os trabalhadores que possuem saldo de FGTS, tem direito ao saque.

Além disso, pelo aplicativo FGTS é possível fazer o seu cadastro da conta poupança social digital, onde vão pagar o benefício.

Publicidade

No aplicativo FGTS, o trabalhador deverá acessar a aba “Saque Extraordinário” e fazer a atualização cadastral, em seguida deve solicitar o Saque Emergencial do FGTS.

Para aqueles que não possuem a conta poupança social digital, a própria Caixa criará de forma gratuita, pois só nesta conta haverá depósito do benefício.

Se o trabalhador já recebeu outro benefício nessa conta digital da Caixa, como o abono salarial PIS/PASEP, o crédito cairá automaticamente.

O trabalhador receberá o depósito do dinheiro na conta poupança social digital, e poderá fazer transferência para a conta que desejar via aplicativo Caixa Tem.

Para consultar o saldo de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), obter mais informações, acesse o site fgts.caixa.gov.br ou verifique pelo App FGTS.