Publicidade

Se você é diabético e está cansado de furar o dedo para medir glicose, deve estar ansioso pelo lançamento do relógio que mede glicose.

Viver com diabetes é algo difícil, ainda mais quando precisa furar o dedo para medir a glicose várias vezes.

Contudo grandes empresas como Apple e Samsung estão trabalhando para incluir essa função em seus novos dispositivos.

Publicidade

E não somente elas, mas outras empresas também estão trabalhando muito para conseguir criar esse medidor que não precisa furar o dedo.

Essa novidade tem feito os médicos e os diabéticos ficar ansiosos aguardando essa ferramenta que vai deixar mais fácil viver com essa doença.

O que é diabetes?

Antes de mais nada, é importante entender o que é a diabetes e porque precisa medir ela com tanta frequência.

Diabetes é uma doença em que a glicose no sangue está alta, ou seja, a conhecida hiperglicemia.

Ela pode ocorrer por causa de defeitos no hormônio insulina, que o pâncreas produz, através das células betas.

Publicidade

Então a insulina tem a função de fazer com que as células usem a glicose presente no sangue para diversas funções celulares.

Contudo, a falta da insulina ou sua ação com defeito, faz com que a glicose se acumule no sangue causando a hiperglicemia.

Por essa razão, ter um relógio que mede a glicose é uma grande ajuda, pois permite acompanhar se os níveis estão altos.

E é importante tratar a hiperglicemia porque com o tempo, esse alto nível de açúcar no sangue pode causar alguns agravantes.

Aplicativo para medir a pressão

Novidades

Bem como, o mal funcionamento de vários órgãos como os rins, olhos, os nervos e o coração, devido a lesões da microcirculação.

Então é importante que o paciente seja acompanhado por um especialista e faça o automonitoramento, para manter os níveis de açúcar sob controle.

Relógio que mede a glicemia

Como dissemos então, ter a possibilidade de medir a glicemia sem precisar sentir dor ao furar o dedo é um grande avanço.

Publicidade

E para isso empresas como as grandes Samsung e Apple procuram lançar em seus próximos dispositivos Smartwatch seja um relógio que mede a glicose.

Da mesma forma que fizeram ao lançar o medidor de pressão arterial em seus dispositivos, elas procuram agora incluir essa nova função de saúde.

Contudo, não é apenas essas empresas que estão nessa corrida, no inicio do ano passado uma empresa japonesa apresentou um protótipo com essa função.

A empresa Quantum Operation apresentou esse monitor na feira de tecnologia, Consumer Electronics Show 2021, que acontece todo ano em Las Vegas.

Publicidade

Eles dizem que este dispositivo é o primeiro medidor de glicemia não evasivo que realmente é capaz de medir a glicemia.

Assim, mede a quantidade de açúcar no sangue através da pele, sem furos, e ainda é capaz de medir a saturação, batimentos e temperatura.

Por fim, nenhum desses dispositivos foi lançado ainda, porque além de ser feito precisa da aprovação da Anvisa para saber se funciona e poder vender.

Então nenhum dispositivo que promete ser um relógio que mede glicose pode substituir o aparelho de medir, pelo menos até o momento.

Além disso, é importante procurar um especialista para poder acompanhar o seu caso e tratar a diabetes da maneira correta.