Publicidade

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde o Conecte SUS disponibiliza do cartão do SUS digital, o mesmo foi bem aceito pela população e tem facilitado a vida de muitos brasileiros. A facilidade é oferecer não apenas o Número de Cadastro, mas o aplicativo tem uma plataforma bem interessante.

Com a pandemia, a procura pelo atendimento virtual aumentou de forma significante, o Governo oferece cadastro e liberação de logins para muitos acessos no portal gov.br, assim o cidadão pode acessar várias instituições pelas plataformas virtuais.

Como fazer o cartão do SUS Digital

Após o cadastro no gov.br você terá uma senha de acesso, entre na sua loja de aplicativo e baixe o aplicativo Conecte SUS, na tela inicial na parte inferior do celular clica na opção PULAR, e na tela seguinte ENTRAR.

Publicidade

O aplicativo para o cartão SUS Digital vai solicitar uma conta, é preciso entrar com o seu número de CPF e a senha cadastrada no portal gov.br, depois de preencher o cadastro com o Número do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), e-mail e data de nascimento, você irá autorizar o acesso aos dados pessoais.

Para o cartão digital do SUS ficar completo, vai ser necessário uma foto de perfil, pode ser da galeria, ou uma selfie feita pelo app. Ao exportar o seu cartão SUS ele estará pronto para o uso.

Publicidade

Como consultar o Cartão SUS

1-  Na opção MAIS fixada na parte inferior da tela do seu celular.

2-  Clica na opção Acessar Agora.

3-  Informe os dados solicitados para acesso.

4-  O seu cartão digital aparecerá com foto e nº do cartão do SUS.

Publicidade

Benefícios do aplicativo cartão SUS

Além da facilidade de está com o seu cartão do SUS em todos os lugares, sem medo de perder ou esquecer, tem registrados todos os seus dados, você consegue visualizar o agendamento das suas consultas, as possibilidades de datas corretas para a doação de sangue. Acesso a ferramenta transplante de órgão e você pode falar de forma direta com o site conecte SUS.

Você sabe como fazer o seu cartão do SUS

Cartão SUS Digital

Se você preferir fazer o cartão do SUS impresso, basta se apresentar em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), ou em um posto de atendimento e levar RG, CPF e comprovante de residência. Os documentos precisam ser originais. O cartão é feito e impresso na hora.

Publicidade

Para solicitar a 2ª via do seu cartão do SUS é o mesmo procedimento, precisa comparecer ao postinho de saúde e fazer a solicitação de forma rápida e fácil.

O atendimento do SUS solicita a apresentação do cartão, para determinadas consultas e agendamento de cirurgia ou procedimentos médicos, ele é essencial, no entanto para um atendimento de urgência, mesmo não apresentando o Cartão do SUS o cidadão receberá a assistência médica necessária.

Um dos benefícios do cartão digital do SUS, estará no seu celular e pode ser acessado em qualquer lugar. O seu cartão do SUS está vinculado ao número de reconhecimento nacional entre outras informações.

Veja também:

Implante dentário do SUS

Aplicativo para criar clone em suas fotos